Alguns desavisados poderiam logo ligar minhas palavras ao retorno triunfal da Arca para Israel por intermédio do rei Davi, depois de ter vencido os filisteus na história registrada em 2 Samuel 6, mas não é disso que estou tratando.
Vou explicar: já faz um tempo que decidi parar de acompanhar o mercado de música gospel. No início da minha conversão, nos idos de 1993, era um ávido “fã” de tudo o que era lançado no mercado. Acompanhava cada novo “ministério” que surgia até que percebi que a motivação da maioria deles não era piedosa, mas financeira. Essa minha percepção aumentou quando trabalhei em uma rádio gospel.
De lá para cá, o que conheço de canções novas, são as que ouvia na igreja e, do final de 2002 para cá, depois da ordenação ao ministério pastoral, as que os músicos da igreja me passam para que eu avalie a letra e aprove ou não a inclusão na lista de cânticos que entoamos nos cultos.
Ultimamente, porém, um grupo me chamou a atenção. Não conheci primeiramente o grupo, mas uma de suas músicas em um culto de que participei. Gostei do começo da letra, mas quando chegou o refrão escutei: “No santo dos santos, a fumaça me esconde, só teus olhos me vêem.” Fiquei a pensar na ginástica que foi feita na interpretação bíblica para poder cantar algo assim. Eu sei que o escritor de Hebreus insta a que, com intrepidez, entremos no Santo dos Santos, mas ele diz que é pelo novo e vivo caminho, por meio de Cristo Jesus.
Se é assim, o que seria a tal fumaça que esconde o autor da música? Seria a fumaça do holocausto? Não pode ser, pois o sangue era levado para dentro do Santo dos Santos mas o animal era queimado fora do acampamento (Hb 13.11), porém, se foi isso que o autor pensou, ele está invalidando o sacrifício vicário de Cristo, realizado de uma vez por todas na cruz do Calvário. Seria então a fumaça do incenso (1Cr 23.13)? Seria a “fumaça” da glória do Senhor (se bem que a Bíblia usa a palavra nuvem)? Confesso que até agora não consegui chegar a uma conclusão.
Fui pesquisar para saber quem cantava a tal música e, para minha surpresa, o nome do grupo é “Trazendo a Arca”. Vejo que o processo de judaização da igreja (ou seria melhor judiação da igreja?) continua. Já foram trazidos de volta os levitas, já estão tocando no altar, trouxeram o menoráh e o shofar, estão celebrando a festa do tabernáculo, e, agora essa, estão trazendo de volta a Arca.
Uma das melhores explicações sobre a Arca que já li é a de James Boice no livro O Evangelho da Graça. Ele entende que a Arca é uma das mais belas figuras de Cristo no Antigo Testamento. Sabemos que a Arca media cerca de
Boice diz que é como se Deus olhasse de cima para a Arca e, entre os Querubins, visse a Lei que foi quebrada por cada homem. Esta visão só traz condenação ao homem. Porém, uma vez por ano, no dia da expiação, era feito o sacrifício de um animal e o sangue era aspergido sobre o propiciatório. Agora, quando o Senhor olha par a Arca não vê mais a Lei, mas o sangue da vítima inocente que foi derramado. A propiciação foi feita e Deus salvaria todos aqueles que fossem a ele pela fé naquele sacrifício.
Por mais bela que seja essa descrição, esse tempo se passou. O escritor de Hebreus afirma que tudo isso era figura e sombra das coisas celestes (Hb 8.5). Ele mostra nos capítulos 9 e 10 que Cristo cumpriu plenamente o que era figura e agora temos o que é real. O apóstolo João corrobora este pensamento quando afirma que “ele é a propiciação pelos nossos pecados” (1Jo 2.2).
Não temo em afirmar que, quando a igreja, mesmo sem pensar nas implicações, assimila as idéias descritas acima, está pecando contra o Senhor. Afinal de contas, não era isso que estava acontecendo na igreja dos gálatas? Eles não estavam sendo influenciados para voltar aos rudimentos da lei, cumprindo as ordenanças cerimoniais? Os judaizantes não estavam fazendo pressão para que os irmãos se submetessem novamente àquilo que era sombra? Não foi esse o motivo de Paulo ter resistido a Pedro face a face?
O apóstolo Paulo foi então categórico ao afirmar que, se eles mesmos ou ainda um anjo do céu pregasse um evangelho que fosse além daquele que os gálatas haviam recebido, fosse considerado maldito (Gl 1.6-9).
Por mais impressionantes, por mais belos, por mais pirotécnicos que sejam esses movimentos, a igreja de Cristo deve rejeitar tais idéias e quaisquer outras que queiram “roubar” a glória da cruz e a simplicidade do evangelho do nosso Senhor Jesus Cristo.
Roguemos a Deus que nos dê discernimento para julgar todas as coisas, à luz da Escritura.
Milton Jr.
Texto publicado originalmente no “Mente Cativa” em 26/04/2008
11 comentários:
Pr. sou presbiteriano da cidade de Redencao - PA, se entendi bem esses canticos q resgatam eventos do velho testamento corroboram o sacrificio de Cristo ? Pr. sou presbiteriano da cidade de Redencao - PA, se entendi bem esses canticos q resgatam eventos do velho testamento corroboram o sacrificio de Cristo ?
Muito bem explicado. Só tenho a dizer que nestes últimos anos tenho aprendido muito com o sr. a respeito da Bíblia. Deus o abençoe ricamente.
Caro Rev Milton
O irmão tocou numa parte muito sensível para muita gente! Parabenizo pela coragem, clareza e fidelidade bíblica.
Creio que estamos testemunhando [com angústia de alma] a proliferação de um modismo que demorará passar, isto é, se não se tornar parte integrantes dos muitos desvios que o evangelicalismo tem caído.
Há algum tempo foi postado outro artigo sobre o mesmo assunto. Creio que se complementam.
http://bibliacomisso.blogspot.com/2010/09/as-seitas-cristas-judaizantes-em-pleno.html
Abs, Pr Ewerton
Rev Milton,
Excelente análise. Que Deus ilumine os pastores, os pais crentes, os professores e todos os crentes fiéis para que percebam o perigo que vem com as bandas chamadas gospel, que na verdade buscam apenas fãs, fama e muito dinheiro, e têm destruido milhares de outrora boas igrejas.
Obrigado pelo alerta.
ab
Simonton
Caro Fernando,
Não sei se entendi bem sua pergunta, ou se não fui claro na exposição. Meu ponto é que muito daquilo que tem sido cantado e ensinado em nossas igrejas é simplesmente judaísmo e não cristianismo, pois fazem com que muitos irmãos voltem a olhar para "as sombras" ao invés de olhar para Cristo em quem todas as profecias, cerimonias e ritos do AT se cumprem de forma plena.
Grande abraço.
Luciana, querida ovelha,
Só tenho de dar glória a Deus por ele me manter fiel e estar usando a minha vida para a edificação daqueles que ele me confiou para pastorear.
Abração.
Ewerton,
De fato o assunto suscita muitas paixões. O grande problema, no meu entendimento, é que muitos daqueles que têm sido passionais quanto a isto, não tem demonstrado interesse de, como os bereanos, verificarem suas práticas na Sagrada Escritura.
REcomendo enfaticamente àqueles que ainda não leram o seu texto que o façam urgente.
Grande abraço.
Simonton, grande companheiro,
Obrigado pela força. Que Deus nos mantenha sempre fiéis e nos use para a edificação dos santos.
Grande abraço.
Pr. Miltom
Quero parabenizá-lo pelo artigo, suas explicações são muito elucidativas.
Sou nova na igreja, pois comecei apenas agora a frequentar e ouvir a palavra de Deus. Como ainda não tenho uma igreja X especifica visito várias para ouvir a palavra de Deus. Em alguns cultos a palavra é proferida pelo pregador de tal forma que dá até vontade de chorar de tanta emoção, já em outros, me parecem desajustadas. E agora ao ler o seu artigo entendo o porquê.
No que concerne a esse hino especifico "Tua presença me basta", interpretado também pelo ministério Toque No Altar, essa tal "fumaça" para mim são os infortúnios que passamos na vida, pelo menos foi o que entendi com a minha parca sabedoria. Mesmo sendo um hino do testamento antigo, quando escuto penso só em JESUS CRISTO. Mas essa é uma interpretação minha, pois adoro o hino.
Abraços
Mari
Pr. Milton..
Tudo bem?
Sou presbiteriano, e temos realmente que ter uma preocupação muito grande com o que estamos cantando. Parabéns pela análise.
Acho isso um radicalismo, pois o hino retrata a historia do momento em q o sacerdote adentrava ao santo dos santos, na presença de Deus, para interceder pelo povo, onde faz o autor do hino uma transposiçao para os dias de hoje, onde somos sacerdocio real e temos livre acesso a Deus. O autor declara q a presença de deus e sua graça ja basta para ele ou para nos.
Se formos levar ao pé da letra, entao tmb nao se pode pregar qualquer texto do AT.
Qnt a fumaça me esconde so os teus olhos me veem: se a fumaça era do incenso (o q acredito) ou de outro objeto, nao importa, a verdade é q essa fumaça impedia o sacerdote de ver a gloria de Deus, pois se o mesmo a visse, certamente seria consumido.
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