Subscribe Twitter Twitter

4 de agosto de 2011

ACABOU A ESPERANÇA

Há momentos em que a esperança vai embora e não sabemos o que fazer. Jeremias viveu isso em Lamentações 3:18 quando disse: acabou a minha glória como também a minha esperança no Senhor. Não podemos esquecer que Jerusalém estava chorando e em completa destruição.


O que por vezes não lembramos é que o homem, ainda que pense demais de si mesmo, vive com uma idéia errada de segurança, mas quando para e pensa se desespera por não saber exatamente o que se dará no futuro. O dia de amanhã está absolutamente oculto aos seus olhos e, assim como Jeremias, você mesmo pode reconhecer que não tem esperança ou certeza de futuro.

Isso coaduna com a máxima do Novo Testamento que você é naturalmente morto nos seus pecados (Ef. 2:1ss) e ninguém pode chegar a Deus por suas próprias forças (Rm. 3:9ss).

Nesse momento, faz sentido o grito de Jeremias em Lamentações 3:21 – Quero trazer à memória o que me pode dar esperança. Quando faz isso, para onde Jeremias aponta?

1. Para as Misericórdias do Senhor (3:22).

2. Para a Fidelidade do Senhor que é grande (3:23)

3. Para a Bondade do Senhor (3:25)

Esse três atributos são facilmente vistos no próprio texto. Analisando rapidamente, notamos que misericórdia é não receber o castigo que merecemos, por isso elas são a causa de não sermos consumidos; A Fidelidade do Senhor aponta para o fato de haver duas promessas de Deus: primeiro que todo pecado será punido e segundo que pessoas seriam salvas. Deus resolveu mantendo a sua fidelidade punindo seu próprio Filho na Cruz e com isso, na mesma Cruz, revelando sua misericórdia e bondade.

Mas o texto depois trata de outro atributo de Deus, sua Justiça (3:34-36), que é mais um atributo de Deus revelado no Calvário; finalmente, Deus mostra que apenas Ele teria condição de cumprir tudo o que promete, afinal quem é aquele que diz e acontece quando o Senhor não o mande? Revelando aqui a sua Soberania.

O que notamos aqui é que a Bíblia não busca esperança no ser humano. Em outras palavras, não há esperança em você para dirimir suas dúvidas e inseguranças, traga a sua memória o que te pode dar esperança: Os atributos de Deus que apontam para Jesus Cristo morto na cruz tomando o lugar daqueles que nele crêem.

13 comentários:

Daniel Subkoff disse...

Muca,
gostei muito do texto, especialmente porque acho que pra quem é cristão e vive rodeado por quem não é, ter esperança é chega muito perto do nosso maior dom, o amor. Temos que viver pensando no amor de Deus nas Escrituras e no Novo Testamento e, aguardando a glorificação dos nossos corpos!

drys Oliveira disse...

E o Salmo 103 lembra: bendize minha alma ao SENHOR, e não se esqueça de nenhum de seus beneficios: o SENHOR é quem redime a tua vida de perdição , quem sara tuas enfermidades, quem perdoa todas tuas iniquidades; te coroa de misericordia e benignidade; e farta tua boca de bens. Bendito é o SENHOR.

Filipe Machado disse...

Bela postagem, amado.

Tomei a liberdade de publicá-la em meu blog [com seus devidos créditos].

Grande abraço!

Em Cristo e para a progressão do Seu reino,
Filipe Luiz C. Machado
www.2timoteo316.blogspot.com

Rev. Alexandre Lessa disse...

Muito bom!

Abraço

Rev. Alexandre Lessa disse...

Muito bom!

Abraço

Anônimo disse...

Para quem?
Continue crente,
Rev. Cícero Ferreira

Charles Melo disse...

Samuel,

Muito bom o seu texto. Sem esperança a gente desanima e acaba se fixando nas coisas do aqui e do agora.

Abraço!

Anônimo disse...

achei muito bonitinho o bonequinho preocupado hihihi

Anônimo disse...

Pastor,

muito bom o paralelo entre a mão de Deus no VT e o pecado no NT. O Apóstolo Paulo nos lembra que Deus falava de muitas maneiras e formas no passado, mas agora ele fala só em Jesus.

Quem tem ouvidos, ouça...

esperamos o senhor em São Luiz,

Abraço,

Carlos Alberto

Samuel Vitalino disse...

Obrigado pessoal.

Cícero,

continuo sim. Leia o texto e não apenas o título. Abraço,

Carlos Alberto,

Se o Senhor quiser estarei aí nas próximas semanas. Legal vocês descobrirem que Paulo quem escreveu Hebreus :). hehe, resolveu vários séculos de controvércia.

Grande abraço,

Adelson disse...

Texto muito bom!Como é bom ter na memória aquilo que nos dá esperança! Isto deve ser um imperativo em nossas vidas, afinal de contas o nosso Deus é misericordioso, justo, fiel e bondoso! Que Deus o abençoe sempre!!!

Unknown disse...

Christus Victor! Eis a nossa vívida esperança!

Deus te abençoe mano!

Alan

Poliana Rocha disse...

Querido Pastor Samuel!
Foi muito, muito bom contar com sua abençoada presença no encontro de jovens do presbitério de Carajás/Pará. Ao contrário do que eu dizia, não precisei "ligar para a graça" sua presença e amizade nos alegrava constantemente!
Não poderia deixar de falar sobre a alegria do meu coração em compartilhar do amor de Deus que é deslumbrado na vida daqueles que buscam a vontade do Pai. Foi benção ouvir sobre este amor entendendo que não tem possibilidade alguma de exerce-lo sem viver o que Cristo tem estabelecido para seus adoradores. Em nome desses jovens que se alegram na presença de Deus e que tem sua esperança na pessoa de Cristo é que pedimos a Ele que nos instrua constatemente no cumprimento da sua perfeita e agradável vontade!
Que o nosso Deus continue a abençoar a sua vida bem como de toda a sua família. Já estamos com saudades!!!
"pequena" Poliana.