Subscribe Twitter Twitter

19 de abril de 2011

Qual o mal em ver novela?

Procurando justificar esse hábito muitos cristãos geralmente fazem esta pergunta. Eles afirmam que ver novelas em nada atinge sua vida espiritual porque são extremamente maduros. Afirmam também que novelas são uma forma de lazer e entretenimento. Contudo, tais pessoas deveriam lembrar o seguinte:

(1) Nossa mente é como uma esponja. Ela absorve tudo o que vemos e ouvimos. Estas coisas são armazenadas no fundo da mente, e influenciam o íntimo do nosso coração, nossas reações, emoções, sentimentos e comportamento. Falsos conceitos e ideais repetidos várias vezes acabam se tornando verdadeiros quando falamos e agimos. É por esta razão que Paulo nos ordena ocupar a mente apenas com o que for proveitoso e edificante (Fp 4.8).

(2) As novelas em geral refletem aquilo que o homem tem de pior. Não é preciso muito esforço para se perceber que o enredo e roteiro das novelas e seriados brasileiros em sua grande maioria se baseiam na sensualidade, ambição, violência, fingimentos, poder e outras coisas descritas na Bíblia como sendo “obras da carne” ( Gl 5.18-21). A novela faz o crente “torcer” para que o “mocinho” realize a sua vingança, ou para que a “mocinha” consiga conquistar o seu amado, mesmo que seja casado.

(3) Assistir novelas em nada edifica o crente, e em nada contribui para seu crescimento espiritual. Nem mesmo traz alguma cultura ou conhecimentos. É perder tempo com “cultura inútil” e perigosa.  A Bíblia nos ordena “remir o tempo, pois os dias são maus” (Ef 5.16). Alguns argumentam dizendo que as novelas prestam um grande serviço de utilidade pública como por exemplo: conscientização sobre os riscos do alcoolismo e das drogas, violência doméstica, supostas psicopatias, racismo, etc. Essa sempre é a desculpa da maioria dos brasileiros que não gostam de ler livros, jornais ou revistas e que só acessam a internet para bisbilhotar fotos em redes sociais.

Tudo isso acima, aplica-se não somente às novelas, como outros tipos de programas, filmes ou sites que acessamos na internet. Lembre-se: as emissoras de TV não estão preocupadas com a vida espiritual e moral dos milhões de brasileiros; elas estão interessadas apenas em ganhar dinheiro. E é lamentável que o façam às custas de crentes que dão uma, duas, três horas por dia (ou até mais) para os canais de televisão.

O cristão estaria fazendo algo muito melhor se usasse o tempo das novelas para o culto doméstico, reuniões de oração e doutrina (muitos cristãos não vão mais a igreja no meio da semana porque supostamente estão cansados, mas na realidade não querem perder a sua novelinha preferida), a comunhão com os familiares, a leitura de livros edificantes. “Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai” (Fp 4.8).

Pr. Alan Kleber

25 comentários:

Unknown disse...

Alan.

Finalmente alguém escreveu alguma coisa sobre novelas. Postagem super relevante. Que Deus continue usando você para abençoar Sua Igreja.

Abração.

Samuel Vitalino disse...

Ponto.

Assino em Baixo!

Rev. Alexandre Lessa disse...

Caro Alan,

Muito boa abordagem! Parabéns aos senhores pela iniciativa do blog.

Abraço.

Anderson disse...

Disse Joseph Goebbels, o propagandista de Hitler:
"Uma mentira repetida mil vezes torna-se verdade"

Muito do que é dito e feito através dos veículos de comunicação - desde revistas à internet, seja notícia ou mero entretenimento - se trata de mentira e conceitos pecaminosos sendo despejados repetitivamente nas mentes e corações.

E, apenas corrigindo a frase de Goebells, a mentira repetida só se torna verdade para quem vive de ilusão.

"Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará."

“Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade.”

Gostei muito do texto, parabéns pelo blog!

Ewerton B. Tokashiki disse...

Caro Rev Alan

Muitas das nossas irmãs ainda se curvam diante desta imagem!

Parabéns pelo artigo!

Alfredo de Souza disse...

Quando era aluno do Pr. Elias Medeiros em 1985, ouvi dele a melhor definição de novela:

NÓ = "amarra a pessoa tornando-a escrava";

VELA = "derrete a vida da pessoa como cera sob o fogo.

Unknown disse...

Alguns irmãos preferem postar seus comentários no FB. Como suas contribuições são também muito importantes postarei nesse espaço para que se somem as demais:

@marcosvasconcelos: Entre as "utilidades públicas" prestadas pelas novelas (e outros programas de tv) estão a instigação contra os "homofóbicos", o menosprezo à virgindade e à pureza, a ridicularização do cristianismo, a "evangelização" do espiritismo (de qualquer matiz), além do estímulo ao adultério. à fornicação e à prostituição em todos os níveis, e por aí vai. Não há "Bob Esponja" que resista a tal bombardeio. É lastimável a legião de crentes que desperdiçam seu tempo encharcando a "esponja", pela qual Cristo deu seu sangue em resgate, com todo esse lixo. Post bom e oportuno, parabéns Pr. Alan, que Deus o abençoe. SDG.

Unknown disse...

@edsonazevedo: o 'cão' tá em tudo; o mundo jaz no maligno; a iniquidade exponenciou ao infinito.

Unknown disse...

@lucasgrassifreire: faz um outro sobre comédia americana.

Unknown disse...

@nataliecampos: muito bom.

Cah Accioly disse...

PR :D Muitoo boa a postagem e a reflexão! Somos surprimidos por esse sistema mundano e tudo - absolutamente tudo - nos atrái para dentro dele. Muito relevante sua reflexão sobre as novelas, que são um braço desse sistema, e que devem ser combatidas, sim, gente! Que tal colocar um DVD do Grupo Logos, Heritage Singers e tantos outros que podem servir-nos muito mais, se estamos a fim de usar a TV? Que tal LER A BÍBLIA? ;DD

Ana Carolina disse...

De fato, este post é muuuito oportuno! Infelizmente, diversos crentes estão se contaminando com mais esta investida de satanás, esquecendo-se do seu Senhor... ou seria, trocando de senhor?!
O artigo e todos os comentários são muito bons para instrução e alerta daqueles que são chamados de "geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz" 1Pe 2:9
Abraços
Que Deus continue abençoando aos autores e leitores deste Blog!

Anônimo disse...

Rev Alan,

Concordo parcialmente como o que você escreveu.
Eu acho que as novelas possuem, sim, um conteúdo pecaminoso em grande parte, tal qual VÁRIOS filmes que assistimos, até porque hoje em dia tá difícil encontrar algum filme que não possua cenas desse tipo.
Eu acho que o mais correto seria o cristão buscar a Deus, normalmente, ter o seu momento com Ele, e jamais colocar a novela em primeiro plano na sua vida. Porém, não vejo nenuhum problema em assistir a novela desde que filtre tudo o que está vendo e mantenha a sua mente voltada para Deus, não se influenciando por ela.
Quanto ao fato da novela não trazer nenhum acréscimo cultural ou qualquer coisa do tipo, o futebol muito menos,é apenas diversão.
Queiro deixar claro que sou crente, comprometida, sempre assisti novela e por mais que ela quisesse me incentivar, como jovem, a fazer sexo antes do casamento, usar drogas, trair meu namorado, roubar, etc..jamais o fiz, graças a Deus.

 E a Bíblia com isso? disse...

Anônima,

Em primeiro lugar, concordo parcialmente com o que você também escreveu. Tomando a sugestão do Lucas, em tempo oportuno pretendo escrever sobre "Qual o mal em ver alguns filmes?". Tem muito pano para as mangas ;-)
Em segundo lugar, perceba que em nenhum momento do meu post, eu questionei que os cristãos que assistem novelas (isso inclui muitos homens), não tenham o seu momento devocional com Deus. O problema que procuro identificar e refletir é o seguinte: É possível ao cristão tomar banho na piscina de esgoto imoral das telenovelas com todos os seus dejetos e conseguir sair sem nenhuma sequela ou infecção moral e espiritual? Sejamos honestos, assistir uma cena daquilo que é impuro e manter ao mesmo tempo a sua mente voltada para Deus é contrariar o ensino de Fp 4.8.
Terceiro lugar, comparar novelas com jogos de futebol não dá. Eu não assisto jogos de futebol. Já deixei há tempos de vê-los. Mas nunca vi cenas de sexo implícito, incentivo ao adultério, apologia ao sincretismo religioso ou coisas desse tipo em partidas de futebol... roubo? Só do juiz ;-)

Carlos de Jesus disse...

Muito elucidativo. Há sim , parcelas enormes de "crentes" professos, que sentam em frente a uma TV , e ficam assistindo novelas. O que na verdade é uma abominação, e mau uso do tempo Gracioso que nosso bondoso DEUS nos concede. A palavra nos ensina a repreender com amor estes irmãos que se afastam do amor e ficam "amando" estas abominações em formato de novelas. Há uma séria advertência das Escrituras em SALMO 101- vers. 03. Sobre ficar "assitindo" estas abominações cujo conteúdo é nitidamente anti-Cristã. Portanto CRENTE que fica em frente a uma TV gastando suas retinas com novelas , necessita urgentemente de uma reprimenda e ponto final.

Anônimo disse...

Oportuno. Concordo com tudo!
Inclusive com o comentário do Pr. Alfredo! rsrs

Ana Carolina disse...

Mais um versículo para orientar à Anônima:
"...Quem persevera na doutrina de Cristo, esse tem tanto ao Pai como ao Filho.
Se alguém vem ter convosco, e não traz esta doutrina, não o recebais em casa, nem tampouco o saudeis.
Porque quem o saúda tem parte nas suas más obras." 2Jo 1.9-11

Anônimo disse...

muito bom post Pastor bastante objetivo.
um grande abraço saudades quando vier a Bahia venha nos ver.
Josue & Etianne

HERIVELTON MARCULINO disse...

Saudações com a paz do Senhor, gostei muito do vosso Blog, bem clean. Lhes peço autorização pra postar em nosso blog: http://jovensada.blogspot.com/

GERALDO CARDOSO disse...

PRA MIM NAO SO A NOVELA MAS TODA PROGRAMAÇÃO DA TV E INLICITA E PREJUDICIAL A VIDA ESPRITUAL DO CRENTE. NAO VEJO TV, NAO TENHO TV E SOU CONTRA A TV. O VERDADEIRO CRISTÃO E INIMIGO DA TV. CASO QUEIRA SABER O POR QUE EU CONDENAR O APARELHO DE TV E TODA SUA PROGRAMAÇÃO VEJA MEUS ESTUDO NO MEU BLOG(DIACONOGERALDOCARDOSO.BLOG.POST) ESTOU ABERTO A DEBATE.

Unknown disse...

Herivelton,

Saudações fraternas.

Pode postar sim!

Abraços

Unknown disse...

Geraldo,

Obrigado por ler e comentar em nosso blog.

O problema não está no televisão, o problema está no coração (Mt 15.19 e 20). É nossa responsabilidade como cristãos, fazer bom uso dos recursos que temos. O também vamos deixar de usar a internet para a glória de Deus?

Grande abraço,

Unknown disse...

Corrigindo:
O problema não está na televisão, o problema está no coração (Mt 15.19 e 20). É nossa responsabilidade como cristãos fazer bom uso dos recursos que temos. Ou também vamos deixar de usar a internet para a glória de Deus?

BíbliaPorEmail disse...

Leia a Bíblia Completa em 1 ano
Receba os textos diariamente em seu email.
http://www.igod.com.br/products/details/3/Bblia-por-E-mail

Rafael Ordanini disse...
Este comentário foi removido pelo autor.