Subscribe Twitter Twitter

31 de maio de 2011

A Solução Para a Sua Família




Numa novela televisiva, a cena mostrou o pai sendo desonrado pela filha adolescente que queria ter uma vida autônoma. Ela era mal falada no bairro, o pai sabia disso e tentou preservar a honra da filha. Foi em vão. Ela se rebelou e saiu de casa.


Embora essa cena seja fictícia, retrata o que tem sido realidade em muitos lares brasileiros. As novelas não apenas sugerem o modo comportamental às famílias, como também retrata o que têm ocorrido no dia a dia das pessoas. Um novelista famoso disse que possui um caderno que ele chama de “lixo”, no qual escreve relatos que ouve sobre problemas familiares. Ele disse que se inspira nesse “lixo” para produzir suas tramas, tudo retirado da vida real.


Mas não precisamos ir longe para perceber isto. Basta uma viagem curta na nossa memória, e nos lembraremos de famílias partidas pelo divórcio e por brigas pela posse da herança do rico falecido. Também virá à memória pais reclamando de seus filhos ingratos, malcriados e desobedientes, esposas que ridicularizam seu marido na frente dos outros, maridos que são estúpidos com os filhos e com a esposa em público (como se no privado não fosse também destrutivo).


O que está havendo com as famílias? A resposta é simples. Não possuem um referencial correto que ensine como deve ser a vida em família de forma a glorificar a Deus e ser feliz. Os referenciais antigamente giravam em torno do respeito aos pais, da hora certa de chegar em casa, do recato e decoro no namoro, do respeito aos pais do cônjuge, da disciplina dos filhos e da afetividade explícita.


Hoje os referenciais são diferentes. Fala-se em direitos dos filhos que colocam a faca no pescoço do pai para dar o bem desejado. Fala-se em igualdade dos sexos quando na verdade a hombridade tem sido jogada fora num lixo qualquer da ridicularidade vexatória. Fala-se em independência da mulher em relação ao marido, sendo que o propósito de Deus não foi de separação, mas de união, sendo os dois “uma só carne”, tendo um só propósito, sonhos em comum, lutas e vitórias compartilhadas. Deus não fez o homem para subjugar a mulher, nem esta para se rebelar contra seu marido, mas os dois para se amarem, se respeitarem e, juntos, contribuírem para a construção de uma sociedade justa e cheia de amor ao próximo.


Qual a solução para tantas dificuldades? Qual a resposta diante de tantas disputas e discussões sem fim? A Bíblia tem a solução. Deus tem poder para redimir qualquer família, por mais quebrada que esteja, por mais desajustada que pareça. O pecado da humanidade é o responsável pela degradação dos lares e Cristo venceu o pecado na cruz do Calvário, quando se ofereceu como sacrifício para quitar a sentença necessária para satisfazer a justiça de Deus. O pecado que destrói a família foi lançado sobre Jesus Cristo na cruz e este pagou por ele. A grande demonstração de que o custo pela transgressão da lei de Deus foi pago é o fato da ressurreição de Cristo. O pecado gera a morte. Como Cristo pagou pelo pecado, também venceu a morte ressuscitando ao terceiro dia.


Aquele que crer nisso de coração também buscará viver pelo padrão do santo evangelho de Cristo. Esse evangelho restaura vidas, corrige desvios de caráter, reconstrói as pontes no lugar dos muros levantados partindo relacionamentos. A Bíblia ensina aos filhos a obedecerem aos pais em tudo, sendo estes instrumentos de Deus para o seu bem (Ef 6.1-3). Ensina as esposas a serem submissas ao próprio marido como ao Senhor, porque seu marido é quem lhe dará companhia, proteção e lutará por seu aperfeiçoamento e satisfação (Ef 5.22-24). Ensina aos maridos a amarem a sua própria esposa, como Cristo amou a igreja (Ef 5.25-33). A Bíblia também nos ensina a buscar ao Senhor em família (Dt 6.4-9; Sl 128).


Certamente, não há problema familiar que seja intransponível ao poder de Deus, nem coração que seja duro demais para que o Senhor não possa quebrantar. Por essa razão, somente Deus tem a solução para uma família quebrada. Basta conhecer a Palavra de Deus, a Bíblia, sua verdade plena. Basta orar pedindo socorro a Deus, crendo de todo coração que ele pode ajudar. Basta obedecer aos seus comandos. Somente em Deus você poderá encontrar a solução definitiva para sua família, seja ela qual for, sejam os problemas quais forem. O poder de Deus para consertar é maior do que o nosso de destruir.



Pr. Charles

7 comentários:

Anônimo disse...

Importante alerta, Pastor Charles.
Deus abençõe!

Pastor Hernandes Lopes também falou algo importante sobre a família , veja http://hernandesdiaslopes.com.br/2011/05/a-familia-sob-ataque/

Samuel Vitalino disse...

Charles,

Uma bonita música diz: "Não há problema que Deus não resolva... Seja o problema maior que uma montanha... não há tristeza maior que ele não mude".

Belo e confortante texto.

Heleno Filho disse...

Nesses dias de ataques frontais contra a família, somos desafiados a escrever mais sobre essa instituição maravilhosa que Deus deixou para o homem.

Excelente, Charlão.

Charles Melo disse...

Caro anônimo,

De fato, belo texto o do Rev. Hernandes. Obrigado pela indicação e pela força.

Samuel,

Ainda tinha tanta coisa para escrever... O assunto parece inesgotável diante de tantos desafios, ainda mais com as medidas anti-família do congresso e do governo.

Abraço!

Alfredo de Souza disse...

Charles, parabéns pelo texto e, por favor, escreva o restante que faltou.

Abraço.

Anônimo disse...

Rev. Charles,

Acompanhei suas palestras no sabado (04/06) e hoje (07/06) no seminário.

Queria seu e-mail para contato e também, gostaria se possível, que me enviasse os slides referente as palestras que você deu no seminário.

aguardo o retorno.

desde já agradeço.

Darlan Souza
darlanssouza@hotmail.com

dione disse...

A PAZ.
Muito pertinente e atual esta postagem. MAs, como Advogada militante, quero alertar sobre algo que já está disseminado na sociedade e está invadindo as igrejas: os filhos adultos, casados, com filhos e que continuam, doentiamente, se comportando como eternos adolescentes, vivendo às custas das mães e, às vezes, avós pensionistas que, muitas vezes, ficam sem ter como comprar sequer, os seus remédios, arrastando-se numa vida sem nenhuma qualidade porque, o que ganham, por vezes, uma pensão razoável, se comparada com a média do trabalhador brasileira, é toda consumida na manutenção de filhos e netos que casam mas não procuram estudar, se preparar para sustentar suas famílias, sugando a anciã, que se torna a provedora de toda a família, isso até a 3a. geração. Conheci recentemente um cidadão que se apresenta como pastor, que vive nessa situação: agora, a genitora, depois de construir e mobiliar a casa para o marmanjão, comprou um carro zero para ele, afinal, como pastor, ele não pode andar a pé! isso, além de sustentar a família do dito cujo, mulher (jovem, que também não trabslha)e dois filhos pequenos. Antigamente, isso era "privilégio" dos filhos drogados, agora a moda pegou geral. Já vi na Imprensa algumas reportagens sobre esse modismo, que já invadiu as igrejas. Onde fica o 7º mandamento?Deus tenha misericórdia. Onde vai parar esta "família?"
Dione.